CompararComparando...

O que fazer com os eucaliptos que sofreram danos causados pelos ventos?

Lendo Agora
O que fazer com os eucaliptos que sofreram danos causados pelos ventos?

23/02/2016 – As espécies de eucalipto são conhecidas pela utilização de sua madeira em setores como o de produção de polpa celulósica, papel, energia, painéis, estruturas, movelaria, entre outros. Todavia, um dos fatores que pode influenciar na utilização da madeira de clones de eucalipto pela indústria florestal é a ação dos ventos. Ele é responsável por causar enormes danos em florestas naturais e plantadas no mundo inteiro.

eucalipto ventos

A ação dos ventos causa um esforço na árvore, fazendo com que se criem propriedades indesejáveis na fabricação de polpa celulósica e no uso como madeira sólida, diminuindo o valor de mercado da madeira. Segundo a empresa Cenibra, o ano de 2010 foi marcado pela maior incidência de quebras de árvores pela ação do vento, com mais de 2.500 hectares quebrados.

O estudante de Doutorado do Departamento de Engenharia Florestal da UFV desenvolveu um estudo das características da madeira das espécies de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla que estão relacionadas com danos pelos ventos a fim de propor utilizações para esta madeira.

Os aspectos estudados foram as características da madeira dos clones e suas relações com os dados históricos de danos por ventos; a utilização da madeira quebrada por ventos para a fabricação de polpa celulósica e papel; o uso da madeira de eucalipto (2 anos de idade) tombadas por ventos e suas utilizações como madeira sólida e o potencial da madeira quebrada pelo vento para geração de energia.

Todos os assuntos estudados demonstraram que apesar dos clones de eucalipto sofrerem danos pelos ventos, como quebras, ainda é possível utilizar a madeira destas árvores em vários setores da indústria florestal, diminuindo assim os possíveis prejuízos financeiros.

Fonte: CI Florestas / Adaptado por CeluloseOnline

Qual é a sua impressão?
Amei
50%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário