CompararComparando...

Quer ser líder? Troque “eu” por “nós”, diz empresário do Vale do Silício, nos EUA

Lendo Agora
Quer ser líder? Troque “eu” por “nós”, diz empresário do Vale do Silício, nos EUA

Marten Mickos, que já foi CEO do MySQL, falou de liderança em evento na Finlândia

Marten Mickos, que já foi CEO do MySQL, falou de liderança em evento na Finlândia

30/11/2015 – “Se você é líder, toda vez que diz eu, você está sozinho”, afirma o finlandês Marten Mickos, empreendedor do Vale do Silício (EUA), que já foi por sete anos executivo-chefe do MySQL um dos maiores sistemas de gerenciamento de bancos de dados do mundo.

O empresário falou de liderança durante o Slush durante evento de inovação e empreendedorismo na Finlândia. Mickos também tem um site, o School of Herring, que traz ensinamentos sobre liderança em pequenos vídeos e textos. Para ele, a liderança é a base de todo o sucesso. Segundo ele, ninguém nasce líder, pois não é algo que esteja no DNA. “A liderança tem de ser desenvolvida, construída”, afirma.

Para Mickos, qualquer pessoa pode se tornar líder, mas isso depende de tomar iniciativas. “Quando alguém joga papel no chão e você coloca no lixo, você está tomando uma iniciativa para ter um resultado, você está sendo um líder nessa situação”, diz.

Veja algumas das ações para desenvolver a liderança, de acordo com Mickos:

Diga sempre “nós” e não “eu”

“Se você é líder, toda vez que diz eu, você está sozinho. Quando você diz nós, você tem o poder do grupo”, afirma Mickos. Quando você comete erros, você deve olhar no espelho e dizer “eu”, para poder mudar. Quando você está falando do que faz, do sucesso, então, diga “nós” e você estará construindo uma organização de verdade. Não há nada mais poderoso do que um grupo que se move como um.

Escute, aprenda e mude

Os melhores líderes são os que escutam, aprendem com os outros e mudam para melhor. “Entender o que está acontecendo, ganhar o comprometimento do time, saber o que seu cliente quer, você só faz isso escutando”. É por isso que pessoas tímidas podem se tornar bons líderes, porque antes de liderar elas aprenderam a escutar.

Pergunte o que é preciso ser feito

“Sempre pergunte o que é preciso ser feito, use essa pergunta palavra por palavra, seja claro e, então, as coisas acontecerão”. As organizações sabem o que é preciso fazer e, quando o líder pergunta, verbaliza essa necessidade, as coisas ficam mais claras.

Fonte: UOL Economia / Adaptado por CeluloseOnline

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
100%
Quero
0%
Tenho
0%
Odiei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário