CompararComparando...

Projeto cultural apoiado pela Fibria homenageia os 102 anos de Três Lagoas (MS) com pinturas em placa de celulose

Lendo Agora
Projeto cultural apoiado pela Fibria homenageia os 102 anos de Três Lagoas (MS) com pinturas em placa de celulose

Produção artística integra o projeto Arte no Bairro, iniciativa realizada pela Casa da Cultura em parceria com a Fibria

Em vez de se transformar em papel, a celulose produzida pela Fibria virou instrumento de arte para dar vida à criatividade de 60 jovens que homenagearam os 102 anos de Três Lagoas (MS). As obras de arte integram o projeto Arte no Bairro, iniciativa realizada há sete anos pela Casa da Cultura em parceria com a Fibria.

Com o tema “Colorindo Três Lagoas”, os alunos fizeram uma releitura de fotos históricas que integram o livro Dama em Preto e Branco. Registradas pelo promotor de justiça Adão Levorato, as fotos mostram o início da criação da cidade, bem como a arquitetura e paisagens que hoje já não existem ou que foram transformadas pela ação do tempo.

“O intuito dessa exposição é homenagear o aniversário de Três Lagoas e também mostrar a visão particular de cada jovem no que se refere às cores utilizadas, pois como eles não viveram nos anos em que as fotos foram feitas, a criatividade fluiu de modo brilhante e resultou nesta exposição vibrante”, diz a artista Nilva Barrozo, coordenadora da Casa da Cultura.

Os alunos aprovaram a escolha do tema e, principalmente, a liberdade que tiveram para decorar as placas de celulose. “Foi uma experiência muito legal, pois ficamos livres para escolher as cores que queríamos. Pudemos passar para a tela nosso pensamento ou nosso desejo para determinadas imagens da cidade”, diz a estudante Camila Martins dos Santos, de 12 anos, que pintou a primeira construção da Catedral da cidade, quando era apenas uma pequena igreja.

A estudante Sofia Arantes, de 15 anos, pintou a imagem de pessoas caminhando próximas ao coreto da praça. Segundo ela, no início foi difícil imaginar todas as cores e transmiti-las para a tela, mas como Sofia diz ser apaixonada por arte, logo conseguiu vencer essa barreira e transferiu toda a sua criatividade para a placa de celulose. “Eu sempre gostei de pintar, principalmente aquilo o que eu sinto. Esse projeto acabou sendo muito importante, porque sou apaixonada por arte e aqui é onde eu consigo expressar isso”, disse Sofia.

Serviço

A exposição “Colorindo Três Lagoas” está em exibição na Biblioteca Municipal Rosário Congro e deve permanecer até o final do mês. As visitas podem ser feitas em horário comercial.

Sobre o projeto Arte no Bairro

Desenvolvido pela artista plástica Nilva Barrozo, o projeto consiste em incentivar a arte por meio da pintura em diferentes bairros da cidade. Para este projeto, a artista utiliza a técnica pioneira da pintura a óleo sobre placa de celulose. Durante as aulas, são abordados temas como história da arte, estilos e movimentos artísticos que permitem aos alunos expressarem sua criatividade dentro de cada tema proposto.

 

Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário