CompararComparando...

Projeto Apicultura Solidária, do Instituto International Paper, comemora o Dia do Apicultor

Lendo Agora
Projeto Apicultura Solidária, do Instituto International Paper, comemora o Dia do Apicultor

Uso múltiplo de plantações de eucalipto cultivadas pela International Paper permite que produtores melhorem a produtividade e a geração de renda

dealizado pelo Instituto International Paper, o Projeto Apicultura Solidária tem o objetivo de estimular o uso múltiplo das plantações de eucalipto cultivadas pela International Paper, permitindo que apicultores instalem suas colmeias e caixas de captura necessárias para a produção do mel e, assim, tenham uma geração de renda com a venda do que é produzido.

Criado em 2011, o projeto acontece, atualmente, em regiões próximas às unidades de Mogi Guaçu (SP) e Luiz Antônio (SP). O relatório de 2016 do Instituto IP, lançado neste mês, apontou que em cinco anos de projeto foram geradas 70 toneladas de mel. Só em 2016, 30 apicultores foram beneficiados e 15 toneladas de mel foram colhidas, quase o dobro da quantia produzida em 2015 (8,4).

Por meio de uma parceria com uma consultoria especializada, o Instituto IP também desenvolveu um trabalho para conscientizar apicultores clandestinos sobre os riscos da prática feita de maneira ilegal e trazê-los para o projeto Apicultura Solidária, para que todos passassem a contar com benefícios como capacitações, recebimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e orientações de segurança. Para prática de apicultura nas áreas da International Paper, a empresa exige que os produtores sejam afiliados a cooperativas para que sigam procedimentos seguros, tanto para si quanto para as florestas.

Gláucia Faria, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da International Paper, comenta a importância da apicultura realizada em áreas de cultivo de eucalipto. “As abelhas são essenciais para a preservação da flora, pois colaboram para a produção de sementes. Elas têm papel preponderante na polinização de eucaliptos, por meio da polinização cruzada. O trabalho do Instituto IP neste cenário traz capacitação e segurança para o apicultor, reduzindo a prática clandestina e contribuindo para a manutenção da floresta”, explica.

No próximo dia 22 de maio é celebrado o Dia do Apicultor no Brasil e, segundo Gláucia, há importantes motivos para celebrar a data. “No Brasil, a apicultura é responsável pela renda de mais 350 mil produtores. O mel produzido aqui tem reconhecimento internacional pela sua qualidade. Para nós, celebrar este dia com o sucesso no Projeto Apicultura Solidária representa o resultado de um compromisso com o cultivo sustentável de eucalipto, pois o projeto impacta as três esferas da sustentabilidade: ambiental, social e econômico”, comenta Gláucia.

O Instituto International Paper celebra 10 anos de existência neste ano, e além do Projeto Apicultura Solidária, atua em projetos próprios ou desenvolvidos por parceiros, focados em educação ambiental. O objetivo é fomentar o desenvolvimento, educacional e socioambiental com foco em crianças e adolescentes. Em 2016, mais de 28 mil pessoas foram impactadas com seus projetos e o investimento nas ações de responsabilidade social corporativa chegou a R$ 1,2 milhão.

Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário