CompararComparando...

Programa FOMENTO FLORESTAL integra produtores rurais ao processo de fabricação de celulose

Lendo Agora
Programa FOMENTO FLORESTAL integra produtores rurais ao processo de fabricação de celulose

O Programa Fomento Florestal implanta florestas comerciais em áreas não aproveitáveis para a agricultura ou para a pecuária. Além de ser um agronegócio lucrativo e uma alternativa para o produtor, a iniciativa também oferece benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, preservando as matas nativas e garantindo liquidez financeira do empreendimento.

Com o Fomento Florestal, a produção de florestas renováveis de eucalipto, tem como base uma sólida parceria, com transferência de tecnologias, financiamentos das atividades e fornecimento de insumos, mudas clonais e assistência técnica especializada. O Programa atua em 89 municípios mineiros e possui mais de 26 mil hectares de áreas fomentadas, com cerca de mil produtores parceiros.

Desenvolvido pela CENIBRA desde 1985, em parceria com o Instituto Estadual de Florestal (IEF), ao longo dos anos tem proporcionado alternativa de renda, trabalho e diversificação da produção no meio rural. A preservação ambiental é um dos pilares do Programa e desta forma, os produtores rurais estão cultivando florestas, reduzindo assim a pressão sobre as matas nativas, recursos hídricos e a fauna local.

Para participar do Programa de Fomento os produtores devem estar com o imóvel regularizado de forma fundiária e ambiental, trazendo vantagens ambientais para a própria propriedade perante os órgãos governamentais. A empresa fornece ao produtor na modalidade  Fomento Convencional (plantio ou regeneração) os insumos (mudas, adubos e defensivos) na condição de bonificá-los na entrega da madeira, recurso financeiro onde é quitado no ato da entrega da madeira, assistência técnica durante as fases de plantio e colheita, IF (Inventário Florestal) e garantia da compra de madeira.

Contato: 0800 383 3829 ou (31) 3829-5117.

Árvores Plantadas

As florestas plantadas para fins industriais estão presentes na vida das pessoas em produtos como papel para impressão e papel higiênico, fraldas, móveis, painéis de madeira, dentre outros. A indústria de árvores plantadas aprimora a cada ano as práticas de manejo e gestão da paisagem, de forma a elevar a eficiência das operações e possibilitar um aumento na produtividade com menor uso de recursos naturais.

Considerado um dos segmentos mais atrativos do nosso agronegócio, o mercado de florestas plantadas ocupa sete milhões de hectares do território nacional, gera 540 mil empregos diretos e, em 2015, rendeu R$ 69 bilhões, valor que representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, o Brasil é o maior exportador do mundo de celulose de eucalipto, matéria-prima utilizada na produção de papel e celulose, mercado que registrou no último ano um faturamento de US$ 9 bilhões, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).

Qual é a sua impressão?
Amei
25%
Curti
50%
Quero
25%
Tenho
0%
Odiei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário