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Porto Rio Grande (RS) investe para se tornar principal escoadouro agrícola

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Porto Rio Grande (RS) investe para se tornar principal escoadouro agrícola

03/04/2015 – O Porto Rio Grande (RS) anunciou que para este ano, mesmo com as dificuldades da economia brasileira, vai intensificar suas ações para se tornar o principal escoadouro da produção agrícola gaúcha. As projeções são de que a safra gaúcha de soja seja de mais de 14 milhões de toneladas.

Em 2014, o Porto do Rio Grande movimentou 34 milhões de toneladas. Apenas com a soja foram quase 11 milhões.

“Isso vai impactar diretamente em um aumento de exportação pelo porto”, disse o superintendente do porto, Janir Branco.

No primeiro bimestre deste ano, o complexo portuário gaúcho registrou um aumento na movimentação total de cargas de 8,65% quando comparado ao ano 2014. O número representa um acréscimo de 303.485 toneladas.

Segundo Branco, isso justifica as iniciativas visando a modernização do porto. Na parte pública do complexo portuário, por exemplo, informa ele, está em andamento a modernização de 1.125 metros de cais, com o objetivo de proporcionar mais segurança para a operação e permitir a atracação de navios mais modernos. A obra deve consumir recursos em torno de R$ 100 milhões, oriundos da Secretaria Especial de Portos.

Porto Rio Grande (RS)Além disso, foram realizadas reformas em um dos armazéns para garantir que o porto possa movimentar a celulose que está em franco crescimento no Estado, por meio dos projetos de ampliação da Celulose Riograndense. Desde 2012 a empresa desenvolve esforços para aumentar sua operação no Rio Grande do Sul. Foram investidos R$ 5 bilhões em três grandes áreas: industrial, florestal e infraestrutura.

A ampliação irá triplicar a capacidade de produção da unidade de Guaíba, que passará a ser de 1,7 milhão de toneladas por ano. A ideia é movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas de celulose no porto rio-grandino. Também está em fase de licitação a obra de dragagem prevista no plano de modernização da Secretaria de Portos, com investimento de aproximadamente R$ 370 milhões.

Fonte: Portos e Navios / Adaptado por CeluloseOnline

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