CompararComparando...

Operações sinalizadas no setor florestal

Lendo Agora
Operações sinalizadas no setor florestal

A atividade florestal é composta por diversas áreas que atuam simultaneamente, por esse motivo, a sinalização de cada operação é importante. Não ter uma sinalização adequada pode gerar riscos de acidentes e colaborar para uma desorganização dos locais de trabalho, além de descumprir o atendimento à legislação

22/12/2016 – Os processos que compõem a atividade florestal envolvem riscos constantes, seja no momento da aplicação de herbicidas, na colheita ou no transporte da madeira. Como os plantios, geralmente, se localizam próximos as comunidades, onde existe tráfego de pessoas que não estão diretamente envolvidas com operações, é importante que tudo seja bem sinalizado.

Dessa forma, a segurança é garantida.

Operação Sinalizada B Forest 4

Genite Pereira Maia Junior, gerente geral da Sinalflora, tem mais de 20 anos de experiência em sinalização florestal e afirma que as principais funções da utilização de placas e adesivos sinalizadores são a prevenção de acidentes, orientação e organização. “Com uma sinalização bem feita a empresa evita passivos trabalhistas, caso ocorra algum acidente na área, além de orientar os transeuntes e mostrar que é bem organizada e investe na segurança e bem-estar dos colaboradores”, acrescenta.

As vantagens de uma sinalização eficiente estão evidenciadas no funcionamento interno da empresa, pois ela irá conferir mais segurança e confiança aos seus funcionários, o que aumenta a produtividade e contribui no resultado operacional, na eficiência direta da estratégia de atendimento aos clientes, na qual a eficácia proporcionará conforto e segurança na operação.

Sobre a determinação das placas, Genite explica que é preciso levar em consideração as necessidades da empresa e a legislação. “Um projeto de sinalização sob medida é a solução mais eficaz, pois determina o que é imprescindível e adota padrões a serem utilizados em sinalizações futuras.”

Operação Sinalizada B Forest 7 Sinaflora

Para ele, este projeto não pode prescindir da utilização de pictogramas, linguagem gráfica direta e responsável por fácil memorização e assimilação subliminar das informações de interesse coletivo. “O alto grau de percepção das informações facilita as ações, tornando-as automáticas”, esclarece.

O gerente destaca que tais aspectos se tornam ainda mais fundamentais quando a sinalização não gera dúvidas, insegurança e constrangimentos, uma vez que estas impressões são transferidas à imagem da empresa como pontos negativos.

Genite afirma que não é possível fazer uma sinalização que agrade apenas a empresa quanto ao layout. “Devemos seguir a legislação adequada, seja ela regida pelo DNIT, ABNT, NR-26, NR-31, NT-20 do Corpo de Bombeiros, etc, e tentar incorporar no visual da placa características que agradem a empresa”, explica.

Conheça alguns cases de sucesso.

Fonte: B. Forest / Edição 20 / Maio de 2016

Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário