Museu do Eucalipto comemora centenário e reabre para o público no sábado (2)

Lendo Agora
Museu do Eucalipto comemora centenário e reabre para o público no sábado (2)

31/03/2016 – A programação que vai comemorar este ano o centenário do Museu do Eucalipto, em Rio Claro, começa na quarta-feira, 30, com a entrega do prédio totalmente reformado pela Fundação Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e a abertura oficial para autoridades.

museu do eucalipto rio claro

A cerimônia terá início às 10 horas, no Solar Navarro de Andrade, que está localizado na Floresta Estadual, e contará com apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Logo depois, às 11 horas, será feita visita monitorada ao museu. A reabertura do museu para o público ocorrerá no sábado, dia 2, às 9h30, com visitas monitoradas ao acervo e aos talhões históricos.

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1977, o Museu do Eucalipto projetou-se internacionalmente já desde sua criação, em 1916, por iniciativa do engenheiro Edmundo Navarro de Andrade, que é o patrono da Floresta Estadual.

Como diretor dos hortos florestais implantados pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro no interior do estado, Andrade idealizou e fundou o Museu com o propósito de importar e estudar as diversas espécies de eucalipto, para selecionar as mais indicadas ao fornecimento de madeiras para as dormentes e produção de carvão combustível.  Os 39 anos de pesquisas contínuas deram ao Museu a classificação de museu histórico científico, caso único no mundo por conta de seu foco de estudos e as décadas de pesquisas ali realizadas.

A construção do prédio que abriga o museu faz jus ao seu passado. Com área construída de 800 metros quadrados, pelos quais se distribuem 16 salas, tudo naquele espaço lembra a sua origem. Dos móveis ao forro, passando pelo piso, lustres e molduras a matéria prima é o eucalipto, com o uso das espécies mais adequadas para as diferentes finalidades pretendidas. A Floresta, que surgiu anteriormente ao museu, data de 1909, com a implantação do programa de reflorestamento adotado pela Companhia Paulista.

Fonte: Canal Rio Claro

Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário