Liderança – Marcelo Jabur – Ética nos Negócios

Lendo Agora
Liderança – Marcelo Jabur – Ética nos Negócios

09/09/2016 – Líderes dos mais diversos ramos de atividade profissional se veem (ou assim se justificam) impelidos a cometer atos condenáveis (social e moralmente), pela justificativa clara de que o que importa é vencer o jogo. Frases como “se eu não trapacear, o outro fará isso comigo” ou então “no meu segmento é assim mesmo: quem pode mais chora menos” ou ainda “a ética no mundo dos negócios tem que ser vista de forma diferente” vem funcionando como verdadeiros mantras para vários profissionais ao longo dos últimos anos.

Tenho trabalhado com muitas empresas de diferentes áreas de atuação. O que percebo é que esses conflitos estão chegando a um nível (para muitas delas) quase insuportável. Os alunos dos cursos de MBA, durante as discussões dos conceitos de ética e sua aplicação no mundo do trabalho, são constantemente colocados em verdadeiro confronto com suas experiências diárias.

Os empresários, quase convencidos de que não há outro caminho para suas condutas, lidam com a responsabilidade de saber que as coisas podem ser diferentes à medida que se deparam com conceitos de moral, ética, bem comum, sustentabilidade e generosidade.

O propósito deste texto é propor uma reflexão sobre as práticas para a construção das empresas e carreiras que queremos.

Será que existem outras alternativas? Para onde elas nos levariam com relação à produtividade? É possível prosperar sustentado em princípios voltados para o bem comum? O que a generosidade pode ajudar nessa busca por dias mais eficientes, eficazes, harmoniosos e, ainda assim, muito lucrativos nos ambientes de trabalho e na gestão da própria carreira?

É importante exercitar o modelo mental. Não existem verdades absolutas e não há um só caminho. As regras do jogo podem e devem ser questionadas. Por conta disso, aumentamos o número de alternativas e, no final, tomamos a melhor decisão.

jabur 10

Sobre o Autor
Marcelo Jabur - Liderança
Marcelo Jabur - Liderança
é Coach Executivo, Palestrante e Professor da Fundação Getúlio Vargas – MBA
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário