Liderança – Marcelo Jabur – Estilos de Liderança e Processo Decisório

Lendo Agora
Liderança – Marcelo Jabur – Estilos de Liderança e Processo Decisório

14/10/2016 – Os estilos de liderança interferem diretamente na forma de conduzir as pessoas no trabalho. Podemos, para esclarecer, destacar dois dos mais discutidos: Autocrático e Democrático.

jabur 10 0

O estilo Autocrático é normalmente centralizador. Ele na verdade centraliza porque tende a não confiar na capacidade de trabalho das pessoas. Por essa razão, tem como conduta comum, desenvolver formas de fiscalizar (vigiar) a atividade dos funcionários. Com esses atributos, não é um líder que se preocupa em compartilhar decisões com sua equipe. Pelo contrário, está sempre trazendo para sua única visão a linha de raciocínio para a tomada de decisão. Desde o processo decisório mais complexo no nível estratégico até as atividades rotineiras e operacionais passam quase que exclusivamente pelo “chefe”.

jabur 10 00

Por outro lado, temos que observar também que esse estilo pode representar algumas vantagens no processo decisório. Quando a decisão deve ser tomada em um curto espaço de tempo e com um volume de informações muito reduzido, o líder com essas características tende a resolver rápido em função de decidir praticamente sozinho.

Já o líder democrático tem atributos muito distintos do primeiro estilo descrito. Nessa liderança é muito comum observar o gestor delegando tarefas e responsabilidades para seus liderados. Na verdade, ele distribui essas responsabilidades à medida que prepara os componentes de sua equipe e entende que eles estão aptos a receber um novo desafio. Compartilhar o processo de tomada de decisões é prática costumeira do estilo democrático. Esse(a) líder entende que mais cabeças realmente podem contribuir para um caminho mais estruturado, eficaz e com menos chances de erros para o processo decisório e implantação das alternativas definidas.

jabur 10 000O estilo democrático, por outro lado, pode exigir mais tempo para que as decisões sejam tomadas. Nesse caso, para as questões mais urgentes, pode ser que se reduza o nível de produtividade.

Sobre o Autor
Marcelo Jabur - Liderança
Marcelo Jabur - Liderança
é Coach Executivo, Palestrante e Professor da Fundação Getúlio Vargas – MBA
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário