Liderança – Marcelo Jabur – Em busca das competências

Lendo Agora
Liderança – Marcelo Jabur – Em busca das competências

Jabur 1102/11/2016 – Em toda atividade profissional, é fundamental que exista um diagnóstico das principais características para que as pessoas exerçam determinada função com êxito. Essas características, ou as Competências, são requisitos técnicos e comportamentais exigidos para que o ser humano desempenhe bem as tarefas assumidas em qualquer que seja a esfera da vida.

Um conceito muito comum para competência é apresentado através da fórmula CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Nesse contexto, acredita-se que o indivíduo competente precisa ter conhecimentos técnicos específicos, bem desenvolvidos, na área em que atua. Sem isso, o profissional deixa de ter a base que sustenta as ações no trabalho.

Porém, é importante destacar que o conhecimento técnico, por mais importante e bem desenvolvido que seja, ainda não caracteriza uma pessoa como competente naquilo que faz. É fundamental que o trabalhador saiba utilizar esse conhecimento para seu melhor rendimento. Chamamos isso de habilidades. Em outras palavras, é decisivo que as pessoas tenham as ferramentas necessárias para colocar o conhecimento adquirido em prática. Caso isso não ocorra, percebemos (apesar de uma teoria muito bem desenvolvida sobre os assuntos da função) um buraco gigantesco no exercício profissional.

Jabur 11 21Mas, como a própria fórmula CHA já deixou claro no nosso conceito inicial, ainda não podemos avaliar um indivíduo como competente, mesmo que ele tenha muito conhecimento sobre as exigências técnicas de sua função e/ou habilidades para utilizar esse conhecimento. É imperativo que o profissional coloque tudo isso em prática. Para isso será necessária a Atitude. De nada vai adiantar um conhecimento apurado sobre a função, bem como todas as habilidades requeridas, se o profissional fica desanimado, desestimulado ou desmotivado no momento de exercitar tudo através da prestação de serviços que ele se propõe. A competência somente é observada na ação. O resto é apenas teoria vazia.

Sobre o Autor
Marcelo Jabur - Liderança
Marcelo Jabur - Liderança
é Coach Executivo, Palestrante e Professor da Fundação Getúlio Vargas – MBA
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário