CompararComparando...

Instituto de inovação de biomassa será inaugurado no próximo mês

Lendo Agora
Instituto de inovação de biomassa será inaugurado no próximo mês

Três Lagoas será referência em pesquisa na área de biomassa a partir de maio, quando Fiems entregará obra do ISI Biomassa

Além de ser referência em celulose, Três Lagoas também será destaque na área de pesquisa de biomassa. No próximo mês, entra em funcionamento na cidade o Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa). O instituto vai funcionar em uma estrutura do barracão da antiga oficina da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB), no bairro Santa Luzia, que é tombado como patrimônio histórico e foi restaurado.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, a inauguração do ISI Biomassa vai acontecer na primeira quinzena de maio. A definição do dia correto depende de agenda do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Braga de Andrade, que vão participar da inauguração do prédio, que já está pronto.

Longen informou que o instituto será inaugurado e já entra em funcionamento no próximo mês, o que tornará Três Lagoas referência em pesquisa e inovação na área de biomassa. “Esse instituto vai atender o Brasil inteiro na área de biomassa. Entendemos que é um grande avanço para a indústria nacional, e contemplar Três Lagoas com um projeto nacional, foi muito importante”, destacou.

No Brasil existem apenas sete institutos na área química. Agora, além da industrialização, Três Lagoas terá um instituto de pesquisa, ciência e tecnologia, que proporcionará uma nova fase de desenvolvimento no município.

O objetivo do instituto é escalonar a produção de cinco linhagens de leveduras cervejeiras, ainda não comercializadas no Brasil, para um volume de até 120 litros de cultivo.

Ainda de acordo com o presidente da Fiems, o instituto já inaugura com cinco projetos ancoras, os quais serão detalhados durante a inauguração. Ele destacou que Três Lagoas é um município contemplado com biomassa. A cidade dispõe de duas fábricas de celulose. A biomassa do eucalipto, por exemplo, é transformada em papel.

As obras de construção do instituto, orçado em mais de R$ 20 milhões, foram iniciadas em janeiro de 2015.

Fibria noticias rodape
Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário