Joení Sacramento de Lima – Inspeção periódica em Tubos de Caldeiras de Recuperação Química

Lendo Agora
Joení Sacramento de Lima – Inspeção periódica em Tubos de Caldeiras de Recuperação Química

22/04/2015 – Entendendo sua importância no processo numa indústria de papel e celulose, e mais ainda tendo em vista o aspecto segurança, as normas técnicas e legais vigentes no Brasil ditam que caldeiras de qualquer tipo sejam inspecionadas com periodicidade.

As diversas condições operativas e sua severidade tem posto a prova a resistência à deterioração dos materiais construtivos, sendo o superaquecedor de vapor um dos componentes sensíveis mais expostos. Existe um consenso em se tratando de caldeiras de recuperação de álcalis, que cuidados específicos de inspeção em se tratando de métodos e tecnologias, ultrapassem procedimentos usuais aplicáveis aos geradores de vapor e conseqüentemente reatores químicos.

Os anteriores são complementares ao escopo, de forma coerente com a criticidade do processo, bem como o risco envolvido na operação e manutenção dos periféricos, demandando cuidados acima da média dos equipamentos convencionais. Na tarefa de monitoramento podemos destacar a perda de carga, a temperatura dos gases (ambos com correlação positiva com os depósitos de cinzas).

Leia o artigo completo de Joení Sacramento de Lima.

bt_artigotec

Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário