CompararComparando...

INFLOR e Eldorado desenvolvem tecnologia inovadora para mensuração de florestas

Lendo Agora
INFLOR e Eldorado desenvolvem tecnologia inovadora para mensuração de florestas

gisag224/04/2015 – A cada dia a disponibilização e a coleta de informações operacionais e gerenciais no campo se tornam mais relevantes para o incremento de competividade e qualidade das atividades das empresas. Pensando neste cenário, a INFLOR, em parceria com a Eldorado Brasil Celulose, desenvolveu o GISAgri mobile, módulo responsável por levar ao campo, por meio de tablets e smartphones (Android ou iOS), informações essenciais para a tomada de decisão.

O projeto consiste em um aplicativo que permite o acesso remoto, fácil e de forma integrada a todas as informações sobre uma determinada área, substituindo mapas e outros documentos impressos. Entre as informações disponibilizadas pela solução estão as imagens feitas pelos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) da empresa, os dados de inventário da floresta, além da lista das operações já realizadas na área em questão – cuja localização exata é fornecida por meio do GPS. O aplicativo funciona em modo off-line, possibilitando a consulta e a navegabilidade mesmo sem conexão.

A Eldorado implantou a tecnologia em outubro de 2014 e já começa a colher os resultados desta iniciativa. “Ter a informação na ponta dos dedos quando em campo nos permite entender melhor os eventos que tornaram a floresta o que ela é no presente e  tomar decisões rápidas que reflitam em seu desenvolvimento futuro. O software também conta com um sistema de roteirização que auxilia a navegação nas estradas até as fazendas”, explica Carlos Justo, gerente de planejamento e controle florestal. “De forma objetiva a aplicação desta tecnologia obteve grande sucesso em ampliar o acesso à informação, melhorando a gestão de recursos.”

A atualização dos dados no tablet acontece quando o colaborador acessa a rede da Eldorado. Diariamente novos apontamentos são feitos no sistema de Gestão Florestal (SGF) e incluídos no aplicativo, podendo ser consultados por todos. O programa também fornece rotas de acesso para as mais de 300 fazendas nas quais a Eldorado planta eucalipto.

CeluloseOnline

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário