CompararComparando...

Incêndio de grandes proporções atinge fazenda de eucalipto

Lendo Agora
Incêndio de grandes proporções atinge fazenda de eucalipto

Temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar – uma combinação perigosa que muitas vezes pode resultar em incêndio florestal. A Fazenda Boi Preto, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, foi a bola de fogo da vez. Um incêndio florestal foi iniciado por volta das 11 horas desta quarta-feira, 13, e devastou uma significativa área de reserva legal e também de plantio de eucalipto.

O município de Ribas do Rio Pardo fica localizado a cerca de 90 quilômetros da capital Campo Grande A Fazenda Boi Preto está numa área considerada zona rural do município, às margens da rodovia BR-262, e possui uma área total de 67 mil hectares, dos quais 37 mil hectares são destinados ao plantio de eucalipto. A propriedade é do empresário Mário Celso Lopes, que sobrevoou o local para avaliar os estragos.

De acordo com o presidente da Reflore/MS (Associação Sul-matogrossense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Moacir Reis, o incêndio alastrou-se por aproximadamente mil hectares entre reserva legal, pasto e eucalipto. Veículos de dezenas de empresas do setor florestal estão na região e o fogo, no momento, está aparentemente controlado.

Este plantio de eucalipto foi destinado à construção de uma nova fábrica de celulose, que chegou a ser anunciada há dois anos. Recentemente, a madeira foi adquirida pela Eldorado Brasil.

Somente na manhã desta quinta-feira, 14, será possível mensurar – com exatidão – a área total afetada pelo incêndio florestal. A hipótese de o incêndio ter sido criminoso não foi descartada, uma vez que o local atingido pelo fogo detém espécies de eucalipto de alto valor agregado e passa por constante monitoramento.

Os gerentes das empresas que monitoram o plantio florestal informaram apenas que não dá para dizer o que realmente motivou o incêndio, ou seja, se foi criminoso ou não. O Painel Florestal estará de plantão acompanhando os desdobramentos deste incêndio florestal.

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário