CompararComparando...

Governo de MS prefere que Eldorado seja Vendida para a Arauco e não para a Fibria

Lendo Agora
Governo de MS prefere que Eldorado seja Vendida para a Arauco e não para a Fibria

A notícia da venda da Eldorado, do Grupo J&F (Joesley e Wesley Batista) ainda está em todo noticiário, mesmo porque existem duas grandes e fortes concorrentes que podem ficar com a posse dessa grande produtora de celulose.

Sobre esse assunto, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul afirmou que a compra da Eldorado pela Fibria provocaria uma grande mudança econômica em Três Lagoas (MS).

“Seria interessante para o Estado a entrada de uma nova concorrente, do porte da Arauco, no mercado estadual de celulose, já que ao contrário, a Fibria teria Domínio do espaço”.

E se a Fibria fizesse uma Parceria com a Arauco

Para alguns especialistas, a compra da Arauco seria benéfica também para a Fibria, que poderia, de forma direta ou indireta, comprar ações da sua concorrente estadual.

Vale lembrar, no entanto, que a Fibria negou ter interesse em negociar com a Arauco sobre a compra de participação da Eldorado.

“Não há qualquer tratativa neste momento em relação a eventual sociedade com a Arauco para uma potencial operação de aquisição direta ou indireta de ações da Eldorado Brasil”, disse a produtora de celulose, em nota.

Atualmente a Fibria é a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e resolveu falar sobre a Eldorado após ser questionada pela B3 (BM&FBovespa) – a respeito dessa notícia, que foi publicada, inicialmente, no Estado de S. Paulo, onde as fontes citavam que poderia haver uma parceria da Fibriac om a Arauco.

Conforme a Fibria, seus controladores, que são Votorantim e BNDES, também afirmam que não há quaisquer retrativas envolvendo a parceria.

COPEC também tem interesse na Eldorado

No começo do mês passado, até mesmo a chilena Copec mostrou interesse em adquirir a Eldorado. Fontes informais afirmaram que há termos de acordos confidenciais. No entanto, não houve um prazo certo para a apresentação de ofertas.

Sobre esse contexto, nenhuma empresa comentou.

O que se sabe é que para esses produtores internacionais, a compra de terras no Brasil oferecem vantagens estratégicas, o que dá apoio à produtividade do solo, que é muito melhor do que países como Escandinávia e Chile, por exemplo.

Suzano também aparece na Disputa

A Suzano é um pouco mais discreta, porém os bancos de investimento do Itaú Unibanco e do Bradesco, que são os assessores, afirmam que a companhia está na briga pelas negociações.

Arauco é a Grande Favorita

Como mostramos no texto da que fala que a Arauco é a grande Favorita e para provar isso, há muitos motivos. CONFIRA AQUI.

Curiosidade: Brasil tem poucas fusões em papel e celulose

Há um histórico muito interessante que deve ser adicionado aqui: o Brasil tem apenas 7 fusões ou aquisições em papel e celulose desde o início do ano passado. Por isso é que a negociação da Eldorado ainda deve levar mais algum tempo, disse uma fonte não oficial.

Em comparação com outros países, note que nos Estados Unidos, no mesmo setor, houve mais de 54 fusões, enquanto na Suécia tiveram 11 e na Indonésia também 11, conforme dados da Reuters.

 

Qual é a sua impressão?
Amei
12%
Curti
65%
Não Gostei
24%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário