CompararComparando...

Fogo destrói área equivalente a mais de 20 campos de futebol no Museu do Eucalipto, em Rio Claro (SP)

Lendo Agora
Fogo destrói área equivalente a mais de 20 campos de futebol no Museu do Eucalipto, em Rio Claro (SP)

Incêndio foi controlado pelos bombeiros, PM e Defesa Civil após 4 horas. Para pesquisadora, impacto ambiental prejudica moradores e animais.

26/04/2016 – O incêndio que atingiu a floresta estadual Edmundo Navarro de Andrade, o antigo Horto Florestal, em Rio Claro, destruiu uma área equivalente a mais de 20 campos de futebol, segundo a Defesa Civil. O fogo foi controlado após 4h. O Corpo de Bombeiros informou que as causas ainda são desconhecidas. A Polícia Civil vai investigar o caso.

icendio_horto_rio_claroPara a pesquisadora florestal Denise Zanchetta, o impacto ambiental é grande porque somente a quantidade de gás carbônico que é liberada contribui com uma pequena parcela para a intensificação do efeito estufa.

“Além disso, você tem diversas árvores que são queimadas, temos também a questão de que a floresta funciona como um refúgio para a fauna e com um incêndio ela acaba não desempenhando o seu papel de corredor. Temos ainda em uma época de extrema seca, o problema de perda da umidade para a população do entorno e ao redor desses incêndios florestais”, explicou Denise.

A pesquisadora disse ainda que o acidente pode causar a morte de animais. “Mas é muito difícil afirmar que essas espécies vão ser extintas por causa desses 20 hectares, pois a fauna se utiliza de um ambiente em termos de superfície um pouco maior, então causa um estresse para as populações”, acrescentou a pesquisadora florestal.

Estiagem

museu do eucalipto rio claro incendioO chefe operacional da Defesa Civil, Paulo Ortiz, informou que os incêndios são comuns nesta época do ano de estiagem. O tempo quente e a umidade baixa favorecem a propagação do incêndio.

“Pedimos para fazer o aceiro, coisa que não encontramos, eles ajudam muito na hora do combate ao fogo, para diminuir ou segurar. Teve áreas no local que foi preciso vir tratores da prefeitura fazendo aceiros improvisados enquanto o fogo era combatido, já que existia uma área sem aceiros, o que dificultou o nosso trabalho”, disse.

Incêndio

Área de conservação, a floresta estadual tem cerca de 2,3 mil hectares, sendo que 1,3 mil são zonas de cerrado e de mata atlântica. Ainda não se sabe qual a área atingida. O fogo começou por volta das 13h e se alastrou até a área de mata Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde fica o Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS).

aeronave_7r77iR2O helicóptero da Águia da PM auxiliou no transporte de bolsas com água. Foram cerca de 20 mil litros para apagar o fogo.

Segundo Tiago José Tomazela, 1º tenente da PM de Piracicaba, a água foi retirada de uma estação de tratamento que fica a 500 metros do local onde ocorreu o queimada. A cada acionamento da bolsa, cerca de 574 litros foram jogados sobre os focos do incêndio.

Fonte: G1

Fibria noticias rodape
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário