CompararComparando...

Exclusivo: Já pensou em discutir todos os segmentos industriais madeireiros em uma única semana? A resposta é SIM!

Lendo Agora
Exclusivo: Já pensou em discutir todos os segmentos industriais madeireiros em uma única semana? A resposta é SIM!

2-SIM-semana-internacional-da-madeira10/02/2016 – A SIM (Semana Internacional da Madeira) já está com as inscrições gratuitas abertas. A Semana contará com seis eventos paralelos: Lignum Brasil, 2ª Expo Madeira & Construção, Wood Trade Brazil, Encontro Brasileiro de Energia da Madeira, EBRAMEM (Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira) e SWST (Society of Wood Science and Technology).

Os encontros têm vagas limitadas e dias específicos, por isso, é importante se inscrever com antecedência. Sobre cada evento, conversamos com o Dr. Jorge Malinovski, diretor geral da Malinovski Florestal, organizadora da Semana.

Confiram:

CeluloseOnline – Como surgiu a ideia de fazer uma Semana inteira de eventos relacionados em conjunto?

Jorge Malinovski – A SIM surgiu com a ideia de proporcionar ao setor a oportunidade de discutir todos os segmentos industriais madeireiros em uma mesma semana na mesma cidade. Desta forma os profissionais e empresários, que geralmente têm a agenda bastante movimentada, podem aproveitar uma mesma viagem para discutir vários aspectos das áreas em que atuam.

Além disso, o forte da Lignum Brasil e do Expo Madeira & Construção é o público visitante especializado. Os eventos técnicos proporcionam que esses especialistas elevem o nível de visitação nas feiras.

CeluloseOnline – Há referências com as exportações?

Jorge Malinovski – Não se exporta madeira, e sim produtos de madeira.

Uma das áreas que se destaca é a de papel e celulose, que em 2015 foram exportados US$ 5.603 milhões.

Com a melhoria da economia norte-americana, sabe-se que o mercado de compensados também se revigorou. De acordo com a Ibá, em 2015, foram US$ 195 milhões exportados, ou seja, 641 mil m³, alta de 52,3% em relação ao mesmo período de 2014

CeluloseOnline – O Brasil tem falado (e vivido) a crise. O setor madeireiro foi afetado também?

Jorge Malinovski – Depende do segmento.  O de madeira serrada foi afetado por causa da construção civil. Já o papel e celulose está em alta, isso porque os produtos são é feitos em Real e comercializados em dólar. O segmento de móveis foi levemente afetado devido a redução de crédito.

Mas o segmento que mais tem sofrido com a crise é o de carvão, devido a baixa demanda de aço do mercado, que está diretamente ligado com a crise da China.

Sobre madeira serrada, a crise afetou o mercado interno, mas o externo está forte e muitos produtores estão apostando na exportação.

CeluloseOnline – Como está a área de P&D no setor madeireiro?

Jorge Malinovski – O que se pode observar é que são poucas as empresas que investem em pesquisa para desenvolvimento. Geralmente, as que investem são as grandes, não as pequenas e médias.

É justamente para contribuir para o desenvolvimento desses produtores que não tem tanta tecnologia, que a Lignum Brasil foi criada. Eles poderão encontrar na feira opções e soluções para seus negócios.

CeluloseOnline – Como o evento está dividido?

Jorge Malinovski – A SIM é composta por 6 eventos:

A Lignum Brasil irá reunir os principais players de máquinas e insumos para o mercado madeireiro. A exposição está definida em três áreas: máquinas e insumos para transformação, máquinas e insumos para beneficiamento de engenheirados e máquinas e insumos para componentes.

Lignum Brasil

Já a Expo Madeira & Construção mostrará a essência, funcionalidade, sustentabilidade da madeira na construção civil. Os visitantes encontrarão soluções construtivas, atualidades e potencialidades futuras do uso da madeira na construção civil. Entre as áreas de exposição estão: Wood Frame, Telhados, Madeira Laminada Colada, Isolantes, Tintas, Vernizes, Energia, Construtoras, Bancos Financiadores, entre outros.

Expomadeira

O Encontro Brasileiro de Energia da Madeira tem como objetivo difundir e disseminar a madeira como fonte de energia. Fontes alternativas para geração de energia estão em alta, mas as dúvidas sobre o assunto também são muitas. Para apresentar aos participantes o panorama nacional; as questões legais para geração, comercialização e distribuição de energia; além de mostrar cases de empresas que já utilizam a madeira como fonte de energia.

Encontro Brasileiro de Energia da Madeira

O Wood Trade Brazil pretende unir os empresários que produzem madeira no Brasil e comercializam nos mercado interno e exterior. Os palestrantes de renome no cenário internacional apresentarão fatores políticos e macroeconômicos. Essa discussão é importante para que os profissionais consigam ampliar sua visão e aumentar a competitividade de seus produtos.

logoXVEBRAMEM

CeluloseOnline – O que os participantes do SIM vão encontrar nos eventos?

Jorge Malinovski – De forma geral, os participantes da SIM encontrarão informações técnicas sobre suas áreas de atuação.

O forte do Encontro Brasileiro de Energia da Madeira é a programação. Os palestrantes foram escolhidos para que as dúvidas sobre todas as etapas da geração de energia da madeira sejam respondidas.

Já o Wood Trade Brazil tem como foco industriais madeireiros, produtores florestais e profissionais ligados à cadeia produtiva da madeira. Durante o evento eles terão a oportunidade de discutir as perspectivas e o potencial dos mercados para os diversos produtos florestais. Ele irá reunir especialistas internacionais e brasileiros para a troca de informações e debate sobre cenários futuros.

Pensando mais para o final da cadeia produtiva da madeira, os arquitetos também terão dois eventos especializados, o EBRAMEM e o SWST, que irão fomentar o uso da madeira na construção civil e mostrar exemplos e oportunidades.

CeluloseOnline – Quantas empresas vão expor?

Jorge Malinovski – Até o momentos temos 64 empresas confirmadas, somando Lignum Brasil e Expo Madeira & Construção.

CeluloseOnline – Quem pode participar?

Jorge Malinovski – Todos os profissionais que estão relacionados com a indústria da transformação da madeira (moldura, madeira serrada, compensado, serraria, desdobro, picagem, secadoras, plainas, prensas, adesivos/químicos, portas e batentes, caxilhos, pisos, entre outros) e de geração de energia proveniente da madeira.

CeluloseOnline

 

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário