CompararComparando...

Aparas de papelão ondulado em falta… e o preço, em alta

Lendo Agora
Aparas de papelão ondulado em falta… e o preço, em alta

14/09/2016 – O setor de aparas está passando por uma fase de desequilíbrio entre oferta e demanda, reflexo da retração da economia brasileira, que tem impactado nos preços internos e pode abrir espaço para a importação. Com menor consumo, a oferta de embalagens e chapas de papelão ondulado destinadas à reindustrialização entra em queda, puxando os preços para cima. “Nada interrompe o aumento nos preços das aparas de papelão ondulado”, avalia Pedro Vilas Boas, diretor da Anguti Estatística e consultor do setor, explicando que o preço médio da apara tipo I chegou a R$ 664,56 a toneladas (FOB depósito), em julho, 7,1% de alta sobre os valores praticados em junho e 69% acima dos preços de dezembro de 2015.

Diante do cenário atual, considerando os sinais de melhora na economia e o esperado aumento sazonal na expedição de caixas no segundo semestre, a expectativa, segundo o consultor, é de que as aparas de papelão ondulado continuem em falta e com preço em alta. Com a retomada das atividades econômicas o setor vem observando um aumento na coleta de rua, mas insuficiente para diminuir a escassez do material.

papelão iraniOs preços internos em alta tornam atrativas as importações de aparas, que começam a se viabilizar a partir de US$ 220 a tonelada (FOB porto). De acordo com boletim estatístico da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), os valores das importações estão se aproximando desse patamar.

Reciclagem

Para que o ciclo de sustentabilidade do papel se complete, é preciso garantir que o produto usado e descartado retorne à fábrica em boas condições e na maior quantidade possível. Parte significativa dessa nobre função cabe aos aparistas, um ramo de atividade que congrega empresas de coleta, seleção, classificação e enfardamento de papel e papelão descartados, para fornecimento à indústria que produz papéis reciclados.

Fonte: Newspaper / Número 52

Fibria noticias rodape
Qual é a sua impressão?
Amei
100%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário