CompararComparando...

Embrapa Florestas e IPEF publicam protocolo sobre criação massal para o percevejo bronzeado

Lendo Agora
Embrapa Florestas e IPEF publicam protocolo sobre criação massal para o percevejo bronzeado

18/11/2016 – No último mês foi publicado pela Embrapa Florestas, em parceria com IPEF, documento sobre a criação massal em laboratório do percevejo bronzeado do eucalipto. O documento descreve a técnica desenvolvida para manutenção da criação da praga em laboratório, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas mesmo em períodos onde o inseto não é encontrado no campo. As técnicas descritas no documento foram criadas e aperfeiçoadas pelo pesquisador Leonardo R. Barbosa.

percevejo-bronzeado-ipef

Ainda como autores do documento estão o prof. Carlos Frederico Wilcken (UNESP), líder científico do Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF), e o pesq. Everton Pires Soliman (Suzano). Esta publicação é de extrema relevância para a pesquisa florestal no Brasil, sobretudo, para ampliação da utilização de controle biológico para controle da praga. Diferente de outros casos na agricultura, onde os inimigos naturais podem ser criados em hospedeiros alternativos ou dietas, o parasitoide de ovos do percevejo bronzeado é multiplicado somente em ovos da praga, sendo necessária a manutenção de uma criação do percevejo constante em laboratório para manter a população do inimigo natural ao longo do ano.

Leonardo Barbosa informa que “o documento apresenta uma metodologia simples para manutenção e criação do percevejo bronzeado em laboratório. Poderá ser utilizado como material de consulta para estudantes e técnicos do setor florestal em pesquisas ou em programas de controle biológico da praga”. Esta publicação faz parte das atividades do PROTEF, onde está técnica já vem sendo utilizada tanto na Embrapa Florestas, quanto no Laboratório de Controle Biológico de Pragas Florestais na FCA/UNESP, visando o desenvolvimento de pesquisas com controle biológico para o percevejo bronzeado. A publicação pode ser acessada no endereço www.infoteca. cnptia.embrapa.br/infoteca/ bitstream/doc/1049862/1/ Criacaomassaldopercevejo bronzeado.pdf

Fonte: IPEF

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
100%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário