E se existisse uma Solução Sustentável para a Pavimentação de Estradas… Existe!

Lendo Agora
E se existisse uma Solução Sustentável para a Pavimentação de Estradas… Existe!

O país todo – assim como o mundo – é formado por estradas e cada uma delas se liga à outra formando um labirinto rodoviário que une cidades, estado, países, pessoas, cultura. Mas, você já parou para se perguntar como é formada uma Pavimentação de Estradas?

Se você ainda não sabe, vai aprender neste artigo. Mas, preste muita atenção!

Aqui vamos citar, inicialmente, a Técnica Tradicional de Pavimentação, que usa bem mais do que farinha e água – ela é toda composta de petróleo e cimento, que são produtos totalmente agressivos ao meio-ambiente, já que não se repõe e maltratam a sustentabilidade.

Depois, vamos citar uma Técnica de Pavimentação que viabiliza Novas Tecnologias e permite a economia na produção, mas, além disso, possibilita o incentivo de produtos sustentáveis sem que haja a necessidade de explorar os recursos naturais.

Confira cada um dos pontos – que são importantíssimos – deste texto e ao final nos deixe um comentário, entre em contato e sabe exatamente TUDO sobre essa técnica que vai mudar a sua forma de ver a Pavimentação de Estradas!

Técnica Tradicional de Pavimentação

Com o crescente número de motoristas e caminhoneiros no planeta, as estradas de terras deixaram de ser as melhores opções de transporte para os veículos. Os governos, assim sendo, começaram a construir estradas em cima da terra – Esse é o princípio da Pavimentação!

Pavimentação de EstradasNa teoria, tudo funciona de forma muito simples: os operários espalham uma mistura (de produtos NÃO sustentáveis) no local onde será designada a estrada. Depois, passam um rolo compressor para afofar e compressar a terra.

Durante o processo, ainda, é usada uma máquina que joga o famoso “piche”, que dá forma à estrada. Novamente, usa-se o rolo compressor. Depois, basta fazer as “decorações finais”, com as listras importantes para a Lei de Trânsito e outros acessórios.

Aquelas imagens belíssimas que estamos acostumados a ver, como a Highway 66, não existe no Brasil – se existe, é em pouquíssima quantidade. Nosso Estado é muito precário nessa questão da infraestrutura e as estradas costumam ser cheias de buracos, por exemplo.

Esse trabalho ruim tem várias vertentes, a se começar pelo uso de produtos como o petróleo e o cimento, que irritam o meio-ambiente, causando problemas como os erosivos.

Técnica Sustentável para a Pavimentação de Estradas

Essa é uma técnica brasileira, desenvolvida e aplicada pela Polynano, sediada em São Paulo e foi criada justamente com o foco de comercializar soluções nano estruturadas destinadas a estabilização de solos e controle de poeira.

Soluções Nano Estruturadas

Vamos tentar deixar o texto mais didático para você entender exatamente como funciona.

A empresa desenvolve emulsões nano estruturadas, aglutinantes e estabilizadores de solos – que são destinados ao aumento do CBR (Índice de Suporte Califórnia) para vários tipos de solos.

O CBR é a capacidade de suporte que um solo compactado pode ser medido através do método do índice de suporte, que fornece o Índice de Suporte Califórnia (ISC), idealizado pelo engenheiro O. J. Porter, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Essa substância é capaz de controlar poeiras fugitivas, de arraste eólico e também fazem o controle da erosão – lembra-se das estradas esburacadas do Brasil, então, isso acontece devido à erosão, entre outros fatores.

A solução é totalmente destinada ao segmento da Construção de Estradas, mas pode ser usada em outras áreas, como a Construção Civil, Caminhos Ecológicos, Contenção de Taludes.

A melhor parte de todas é que essas emulsões não agridem o meio-ambiente, não são corrosivas e nem voláteis – dessa forma, são totalmente classificadas para o transporte como um produto não perigoso, seguindo a norma ABNT 14725-2.

Sustentável para a Pavimentação de EstradasPor que essas emulsões são interessantes para a Pavimentação de Estradas?

Porque elas podem ser aplicadas onde o asfalto ou o cimento se tornam inviáveis pelo alto custo que tem, pela contaminação do solo ou simplesmente por não terem operações possíveis, como costuma acontecer em certas regiões do país.

Separamos este tópico para falar das aplicações do Polynano – ou seja, como eles funcionam na prática. E, para isso, detalhamos um pouco mais de cada categoria dessa solução inovadora para a Pavimentação de Estradas. Confira!

1 – Nanosolo

É um aglutinante polimérico nano estruturado que atua no entrelaçamento das moléculas, partículas e agregados dos solos.

A principal função dele é melhorar a resistência mecânica dos solos (que podem ser argilosos, siltosos ou arenosos).

Atua diretamente no CBR (California Bearing Ratio) dos solos. E isso quer dizer que tem capacidade de impermeabilizar o local possibilitando o tráfego sem que seja preciso do acabamento superficial.

Ele é solvido em água, não inflamável e SEM derivados do petróleo.

2 – Nanoglud

É um composto nano estruturado de elastômeros, resinas e acetato vinílico.

Ele aglomera partículas e agregados do solo. Por ter alto poder de plasticidade mecânica, ele melhora a resistência do local.

Ele é solvido em água, não inflamável e SEM derivados do petróleo.

3 – Nanofilme

Essa é uma solução composta de monômetros, elastômeros e resinas.

Tem alto poder de flexibilidade e foi feito para controlar a poeira onde não existe tráfego.

Ele é solvido em água, não inflamável e SEM derivados do petróleo.

4 – Durasolo

Esse é um fluído de óleo sintético de aspecto cristalino feito com ingredientes nobres. A formulação tem óleo extraído do gás líquido.

Esse produto ainda está sendo desenvolvido para a comercialização, mas ao que os testes indicam, muito brevemente estará no mercado.

Ele não deriva do petróleo.

Como Aplicar essas Soluções na Pavimentação?

Quando você começou a ler este texto, talvez não acreditasse que pudesse realmente existir alguma forma de trabalhar com o solo sem que para isso tivesse que apostar em derivados do petróleo não, é?

Mas, como está provado aqui, realmente tem como fazer isso.

A Polynano é uma empresa que tem investido muito em Novas Tecnologias justamente por que acredita que existem maneiras de aumentar a qualidade das pavimentações sem que para isso precise maltratar o meio-ambiente.

Nossa ideia aqui, contudo, não é te oferecer um produto que pode dar certo um dia.

Justamente porque esse produto já dá certo hoje. Se você é do tipo de pessoa que concorda que qualidade tem tudo a ver com sustentabilidade, precisa conhecer as emulsões citadas.

Então, vamos te contar, brevemente, como tudo vai funcionar a partir de agora!

Geralmente, a empresa recebe nos seus laboratórios análises do solo e quantifica a quantidade necessária de emulsão que deverá ser usada para que se obtenha um melhor resultado.

Então, se você tiver interesse em conhecer essas opções totalmente sustentáveis de aumentar a qualidade das pavimentações, contate pelo site (polynano.com.br).

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia das Soluções Nano Estruturadas…

Saiba que quando se usa esse tipo de emulsão até mesmo os equipamentos são preservados, levando em conta que elas são líquidas e não corrosivas.

Nunca se esqueça de que são soluções ecológicas e saudáveis – o resultado é uma viabilidade econômica que oferece menos risco operacional e ambiental, além da otimização do tempo.

Por fim, ainda temos que falar alguns pontos importantes, mas de forma breve!

As emulsões da Polynano são solvidas em água, fáceis de manusear, sem odor, exige poucos EPI (Equipamento de Proteção Individual) e seguem as normas da ABNT 14725-2.

Independente do seu tipo de solo (argiloso, siltoso ou arenoso), a empresa está dedicada a fazer estudos de solo e encontrar a melhor viabilidade para o uso da emulsão mais adequada para a área que será tratada.

Quer receber um contato exclusivo de nosso representante para maiores informações?

Cadastre-se abaixo


Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário