CompararComparando...

Cientistas criam papel resistente à água e ao fogo

Lendo Agora
Cientistas criam papel resistente à água e ao fogo

Alguma vez imaginou um papel que fosse resistente à água e ao fogo? Um grupo de investigadores chineses desenvolveu um tipo de papel com estas características

Um grupo de cientistas chineses, do Instituto de Cêramica de Xangai, desenvolveu um tipo de papel capaz de resistir à água e ao fogo, avança o Journal of the American Chemical Society. Segundo Zhu Yingjie, um dos envolvidos no projeto, já existem papeis resistentes aos dois elementos. No entanto, com ambas as características em simultâneo é a primeira vez, escreve a BBC.

Para atingir tais qualidades foi necessário adicionar hidroxiapatite, um tipo de cálcio que pode ser encontrado no esmalte dos dentes dos animais e nos ossos, ao papel comum.

Além de ser resistente à água, o novo papel consegue resistir também a outros líquidos como o café, o sumo e o chá. Sendo capaz de aguentar temperaturas superiores a 200ºC.

Este papel será útil para preservar documentos importantes durante séculos. Assim deixamos de nos preocupar com a destruição pelo fogo ou pela água” afirma Zhu Yingjie.

A investigação iniciou-se em 2008, mas só agora estão a ser pedidas patentes para colocar o produto no mercado.

De acordo com o jornal local “South China Morning Post” dentro de três anos o papel deverá ser comercializado. Se tem dúvidas sobre as características do papel, veja as imagens divulgadas no Youtube pela CGTN – China Global Television Network.

Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Não Gostei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário