CompararComparando...

Capacitação é a meta do setor gráfico gaúcho

Lendo Agora
Capacitação é a meta do setor gráfico gaúcho

O Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf-RS) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional Rio Grande do Sul (Abigraf-RS) têm muitas novidades na agenda para 2017. O Sindigraf-RS, por exemplo, terá como plano de ação a capacitação dos empresários gráficos na administração geral de suas empresas, principalmente, em custos, preço de venda e patrimônio líquido.
O empresário Angelo Garbarski, que assume como presidente reeleito junto as duas instituições informa que o objetivo é ampliar em 2017, o calendário de seminários, palestras e cursos, todos voltados à qualificação, algo que já vinha sendo realizado ao longo da administração anterior. Outra grande novidade, segundo o dirigente, será o lançamento de um livro que contará a história dos 75 anos do sindicato, o qual já está em produção.
Garbarski destaca que o sucesso em 2016, com as caravanas para feiras do segmento permanecerão na agenda e já está prevista a primeira viagem do ano, que será para visitar a ExpoPrint Digital 2017, nos dias 17 e 18 de março, em São Paulo. Além deste, outros estão sendo formatados.
“Já a Abigraf-RS inicia a realização do 13º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, com cerimônia de entrega de troféus programada para o dia 28 de julho na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Na mesma data, a entidade comemora 50 anos de atividade no Rio Grande do Sul. A Abigraf-RS é a primeira regional da Abigraf Nacional, que completou 50 anos em 2015”, informa.
Em meio a uma crise generalizada no País, o setor gráfico não ficou imune, mas saiu mais forte para os desafios em 2017. “O ano de 2016, foi um momento para estar próximo do empresariado e este foi o foco da nossa primeira gestão”, comenta. Garbaski acrescenta que a nova gestão, que engloba um período administrativo de três anos, ele continuará apoiando o setor, levando as novidades e intensificando a pauta de capacitações.
O Rio Grande do Sul ocupa pouco mais de 3% do território brasileiro, abriga 6% da população nacional e gera o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, sendo o segundo polo da indústria de transformação. O setor gráfico gaúcho, de acordo com o Ministério do Trabalho, reúne 1.695 empresas, número que corresponde a 8,5% das 19.999 existentes em todo o País. Com relação à mão de obra, o Estado dispõe de 13.961 dos 199.379 funcionários alocados em todo o território nacional – 7% do total do País.
Garbarski diz que as entidades planejaram suas atividades, tendo com base os dados obtidos por meio da pesquisa própria de satisfação e marketing, e das avaliações realizadas pelos empresários gráficos durante todos os eventos realizados ao longo da gestão anterior. Ele explica que o trabalho das entidades também leva em consideração a descentralização e a participação com atividades pelo interior do Estado.
Informações adicionais no sites do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS.
Qual é a sua impressão?
Amei
0%
Curti
0%
Quero
0%
Tenho
0%
Odiei
0%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário