CompararComparando...

As melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose

Lendo Agora
As melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose

Se você estuda ou se graduou em Engenharia Florestal, com certeza já buscou pelas vagas de emprego no setor de papel e celulose. O contrário também vale: se você já buscou as melhores vagas de emprego do setor de papel e celulose, com certeza já encontrou a profissão de Engenheiro Florestal.

Mas, por que será que essas duas expressões (Engenharia Florestal e melhores vagas de emprego no setor de papel e celulose) andam tão juntas?

Se você conhece apenas um pouco desse setor, já deve desconfiar dos motivos. Mas, calma lá, vamos explicar essa conexão tão intrínseca entre essa engenharia e a busca pelas melhores vagas de emprego do setor de celulose e papel.

Mais do que isso, neste artigo vamos te contar qual pode ser o seu MAIOR DIFERENCIAL na hora de buscar uma vaga de emprego no setor de papel e celulose, que é tão peculiar quando comparado à outros setores do mercado de trabalho.

Engenharia Florestal é uma das melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose

O que você vai ler neste artigo!

  1. O que é a Engenharia Florestal?
  2. Quanto Ganha um Engenheiro Florestal?
  3. Principais atuações de um Engenheiro Florestal?
  4. O Maior Diferencial para um Engenheiro Florestal conseguir um bom emprego no Setor de Papel e Celulose!
  5. As 3 principais características para um engenheiro florestal alcançar cargos executivos.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos começar, obviamente, pelo início.

1 – O que é a Engenharia Florestal

De forma sintetizada, a engenharia florestal é um ramo da engenharia voltada para o estudo e para o uso sustentável de recursos florestais. Portanto, o engenheiro florestal avalia o potencial dos ecossistemas florestais e planeja o seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna do ambiente.

Na prática, o engenheiro florestal tem muitas “funções” e vamos falar delas no 3º tópico. Mas, para que você entenda um pouco melhor dessa, que considerada uma das melhores profissões do setor de papel e celulose, o Engenheiro Florestal é aquele que:

  • Faz a pesquisa e seleciona as mudas a serem plantadas,
  • Identifica e classifica as espécies vegetais e procura melhorar suas características,
  • Analisa as condições do ambiente,
  • Elabora e acompanha projetos de preservação e reflorestamento, entre outras.

Portanto, note que o engenheiro florestal avalia o impacto ambiental de todas as atividades humanas em uma área específica.

2 – Quanto Ganha um Engenheiro Florestal?

Não é a toa que a Engenharia Florestal é uma das melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose… Um dos motivos que provam isso é o salário do Engenheiro Florestal. Claro que ele não ganha uma renda tão alta quanto os executivos, mas ele ganha razoavelmente bem se comparado à outros profissionais graduados.

Por sinal, uma das vantagens desse profissional, que faz ela ser uma das melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose, é que o profissional pode conseguir chegar à um cargo executivo, com funções ainda mais importantes, focadas, inclusive, na tomada de decisão.

Quanto ao salário, de forma geral, a profissão de Engenheiro Florestal é regida pela Lei 4.950/A, de 1966, que regulamenta a jornada e a remuneração, com base no Salário Mínimo Profissional (SMP).

Assim sendo, os engenheiros florestais que tem jornada de 6 horas devem receber, no mínimo, o equivalente à 6 salários mínimos. E os engenheiros florestais que trabalham 8 horas diárias tem que receber o equivalente à 8,5 salários mínimos.

Agora você já deve imaginar Quanto Ganha um Engenheiro Florestal, mas vamos colocar os pingos nos is. O mínimo que um engenheiro florestal de 6 horas diárias tem que receber é 5,5 mil reais e para 8 horas, o valor sobe para 7,9 mil reais. Levando em conta que o salário mínimo está hoje em praticamente 930 reais.

É claro que esse valor, mesmo sendo real, é um mínimo. Portanto, note que a Engenharia Florestal está entre uma das melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose porque consegue pagar mais do que mínimo, sendo que a média geral é maior, ainda que não há dados oficiais que mostram isso.

Isso ainda sem levar em conta que um engenheiro florestal pode ter outras opções de vagas no setor florestal, como coordenador de meio ambiente, supervisor de meio ambiente, analista de sustentabilidade, consultor ambiental, analista ambiental e gestor ambiental. (Vamos falar mais sobre as atuações no tópico seguinte).

E todas essas alternativas remuneram melhor do que o salário mínimo do engenheiro florestal.

3 – Principais atuações de um Engenheiro Florestal?

Até chegarmos nesse tópico, acabamos por falar bastante das atuações do engenheiro florestal. Mas não todas. A vasta gama de atuações no qual um engenheiro florestal pode trabalhar é um dos motivos que faz essa ser uma das melhores vagas do setor florestal e estar sempre bem posicionada na busca de melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose.

Veja outras funções, além das já comentadas, do engenheiro florestal.

 

Ecologia Aplicada: estuda e administra parques e reservas florestais, gerencia processos de exploração que preservem os recursos naturais e recupera áreas degradas.

Educação: realiza atividades em educação ambiental e ecoturismo, incentivando as ações de preservação da biodiversidade da fauna e da flora.

Fiscalização: supervisiona empresas que usam produtos de origem florestal, como termelétricas a carvão, indústrias de lenha e siderurgias.

Manejo Florestal: elabora, promove e supervisiona projetos de reflorestamento das espécies arbóreas para aumentar a produtividade. Pesquisa sementes e o melhoramento genético da vegetação.

Tecnologias de Produtos Florestais: pesquisa e desenvolve tecnologias para o aproveitamento da madeira e outros produtos florestais, como óleos e resinas.

4 – O Maior Diferencial para um Engenheiro Florestal no setor

Se você leu este artigo até aqui é porque tem muito interesse em cursar Engenharia Florestal ou tem o real objetivo de crescer na carreira, assumindo cargos executivos, que tem melhores salários, o que reafirma a informação de que essa é uma das melhores vagas de emprego do setor de papel e celulose.

Se você é da parte dos interessados no curso de graduação de Engenharia Florestal, saiba que o tipo comum no Brasil é o de bacharelado, que dura 5 anos.

A profissão é regulamentada e para exercê-la é preciso ter o diploma de nível superior, que é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), além de ter o registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde o profissional vai atuar.

Agora, se você faz parte daqueles profissionais que buscam uma forma de se atualizar no mercado de trabalho do engenheiro florestal, conquistando cargos executivos e aumento de salário, saiba que conseguimos encontrar 3 características sumamente importantes para que você consiga fazer isso.

Leve em conta o título deste artigo – Engenharia Florestal é uma das melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose – consegue notar que a profissional é muito importante para toda cadeia de produção do setor de papel e celulose?

Portanto, se estamos falando em atualização do mercado de trabalho, de profissão importante e de altos salários, quais você acha que sãos as 3 principais características de um engenheiro florestal que quer alcançar cargos executivos?

A resposta está abaixo, dividida em 3 tópicos!

As 3 principais características para um engenheiro florestal alcançar cargos executivos

Se você chegou até aqui, saiba que você está na cereja do bolo. Essa parte é aquela que nós chamamos de “pulo do gato”, é onde você vai notar como é possível deixar de ser um profissional comum e passar a ser um PROFISSIONAL DIFERENCIADO, pronto para alçar novos voos.

Confira, então, quais características você precisa ter para conseguir esse sucesso profissional e estar apto para concorrer às melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose.

 

1 – Inglês

O primeiro tópico não tinha como ser diferente, você já devia ter imaginado. O inglês é a língua mais falada no mundo e tornou-se a melhor forma de comunicação global. Esse idioma está presente em tudo: desde os manuais de instrução até na letra das melhores músicas.

Na área da Engenharia Florestal e no setor de Papel e Celulose não é diferente. As melhores vagas florestais exigem esse conhecimento, pelo menos, o mínimo dele.

Qualquer profissional que queira chegar à cargos maiores, como os executivos, precisa ter conhecimento sobre o inglês, afinal, essa é comunicação global. E, mais do que isso, qualquer uma das melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose vai exigir esse conhecimento, não tenha dúvidas.

Durante os próximos dias vamos ter outro artigo falando um pouco mais sobre o inglês e a importância dele para quem está buscando uma vaga de emprego no setor de papel e celulose.

Mas, se você é o tipo de profissional que não espera “o dinheiro cair do céu” e quer sair na frente de outros concorrentes as melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose, você pode se inscrever em um curso de inglês muito prático, que vai te dar uma noção básica de tudo que você precisa saber da língua inglesa.

Na verdade, nosso intuito neste artigo não é vender nenhum produto ou exaltar algum profissional específico, mas sim ajudar o profissional da engenharia florestal à conseguir encontrar caminhos melhores para a profissão.

Se assim como nós, você vê que o inglês é uma obrigação nos dias atuais para qualquer vaga de emprego e não mais uma necessidade, como era há anos atrás, então, esse curso, com certeza valerá a pena porque ele traz vantagens que podem fazer toda a diferença.

Além disso, o curso é inteiramente online, o que traz benefícios como economia de dinheiro, otimização de tempo e sem deixar de lado o conhecimento teórico e prático.

Enfim, confira esse curso de inglês e veja como correr atrás dos próprios sonhos pode ser bem mais fácil do que você imagina.

O que você acha de ter acesso a um conteúdo especial sobre como aprender ou aprimorar seu inglês – clique aqui e descubra

2 – Foco

Se o inglês é o básico do básico do básico e praticamente todo mundo precisa ter essa especialização no currículo, o foco é aquela experiência que vai trazer aspectos comportamentais.

  • Afinal, de que adianta você ser um tradutor inglês-português, se não sabe aonde quer chegar?

O Foco, como a palavra sugere, é aquilo que vai equilibrar o que você tem que fazer, como deve fazer, de que forma tem que fazer e quando tem que fazer.

Para um graduado em Engenharia Florestal, por exemplo, o foco pode ser trabalhar em uma pequena empresa regional ou ser um grande executivo de uma multinacional…

Mas, no fim das contas, o que vai importar é o caminho que você vai trilhar para conseguir alcançar um desses objetivos finais.

Foco não é simplesmente dizer: “tenho um objetivo e vou fazer tudo para alcança-lo”. Porque a palavra TUDO aqui descrita é muito ampla. Você precisa ter o passo a passo, o cronograma, o planejamento. Isso é importante.

Esse tema é bastante amplo e não temos condições de continuar falando sobre ele aqui, mas sim em outro artigo, assim como o tópico anterior.

De qualquer maneira, com a experiência que temos e caso você não se sinta forçado, podemos indicar outro curso, também online, que pode alavancar a sua carreira e te ajudar a encontrar as melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose.

Mas, preste atenção, clique nesse link e entre nesse curso apenas se você quiser, sem compromissos.

A nossas dicas sempre buscam trazer uma resolução para um problema. Assim, se você quer crescer na profissão, vai precisar, em algum momento, ter experiência sobre o Foco, o poder do foco.

Se você tem o interesse, clique no curso e veja os comentários de quem já fez, inclusive, sobre o custo-benefício. Se não tem o interesse, desculpe nossa recomendação (realmente não queremos te forçar a nada) e siga o texto e vá para o último tópico, que é sobre Recursos Humanos.

É possível você mudar seu foco em 28 dias! Acha impossível?  – Clique aqui e saiba como

3 – Capacitação profissional

Está claro que não estamos aqui falando besteira, não é? Inglês é o mínimo que um profissional precisa ter para alavancar a carreira e entender sobre o foco é o que pode fazer toda a diferença na hora de conseguir esse emprego tão sonhado, principalmente se ele estiver entre as melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose.

Por fim, mas não menos relevante, você tem que aprimorar seus meios e conhecimentos de melhorar de emprego ou conseguir um novo emprego.

De forma bem simplista você precisa ter uma estratégias infalíveis de aplicação imediata para você ser mais assertivo na sua busca por recolocação profissional!
Agora, do que estamos falando mesmo? De capacitação para concorrer às melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose, sendo que entre elas estão os cargos mais altos, como os executivos, não é?

Você acha que para chegar à esse nível, você precisa de alguma ajuda para sua recolocação ou crescimento? Nós temos certeza que sim!

Aliás, você já viu algum profissional que atua nesses cargos que não sabe falar com outras pessoas? Não tem boa comunicação? Tem vergonha de falar em público? Não sabe usar os melhores argumentos em favor da empresa? Não tem ideia de quanto recebe de salário e de quanto os outros funcionários recebem?

Quer ter acesso a um conteúdo exclusivo de como melhorar sua capacitação profissional – clique aqui

Onde buscar as melhores vagas de emprego em Papel e Celulose?

VAGASCELULOSEONLINE

Provavelmente não. Então, é por isso que, se você visa voos altos, vai precisar ter um conhecimento mínimo de varias estratégias a serem usadas como por exemplo como usar seu Linkedin para receber avisos dessas vagas.

Mais uma vez: o nosso conselho está dado! Invista na busca por conhecimento teórico, técnico, prático e em todo aquele que vai te trazer não apenas fundamentos para um bom currículo, mas principalmente para a carreira profissional.

Se você acha que investir em conhecimento que  vale a pena, conheça esse curso online e faça as contas daquilo que considera um bom custo-benefício. E, não faça o curso se você achar que ele não vai te ajudar na sua busca por melhores condições financeiras na sua carreira profissional. Em caso contrário, faça porque vale a pena.

Consideração Final

Você pode ter observado que o artigo ficou um pouco mais longo que o habitual, mas consideramos o assunto extremamente importante e viável para um momento tão caótico em que vivemos. A busca por melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose é constante e está em toda parte do Brasil.

Outra vez, salientamos que o objetivo central deste texto é ajudar o profissional do setor de Celulose e Papel a se atualizar no mercado de trabalho e buscar melhores condições, tanto em forma de carreira como em forma de dinheiro. E, não temos outro objetivo a não ser esse: de ajudar e incentivar o profissional a buscar esse conhecimento.

E, mesmo que o título seja Engenharia Florestal é uma das melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose note que as recomendações listadas aqui podem ser aplicadas em qualquer outra área ou outro setor porque, novamente:

  • “O conhecimento é a chave para todas as portas” (Pablo Nous)

Esperamos, por fim, que você não se sinta ofendido por nossas indicações de cursos. Entenda que você não é obrigado a fazer nenhum deles. Mas, observe que se fizer, o campo profissional com certeza vai se abrir, de maneira positiva.

O mais importante, além de tudo, é estar feliz com aquilo que fazemos. Essa tem que ser a sua maior busca profissional. Então, desejos todo sucesso profissional do mundo à vocês, queridos leitores.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe-nos um comentário.

E continue nos acompanhando para encontrar as melhores vagas de emprego do setor de Papel e Celulose!

Com informações da guiadacarreira

Fibria noticias rodape
Qual é a sua impressão?
Amei
52%
Curti
39%
Não Gostei
4%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
3Comentários
Deixe um Comentário
  • João Paulo C. de Liz
    maio 31, 2017 at 16:02

    Prezados, a foto que tem os três profissionais na floresta. Elisandro, Arthur e Paulo. Foi tirada por mim. Gostaria de pedir de que fonte retiraram e para que por gentileza citassem o autor.
    Att
    João Paulo
    Eng. Florestal

    • Celulose Online
      Celulose Online
      junho 1, 2017 at 17:25

      João bom dia, ela estava no free image do google por isso utilizados.

  • maio 31, 2017 at 16:32

    Comecei minha vida profissional dentro de uma fabrica de papel Klabin, sei oque

Deixe um Comentário