Assinantes, fornecedores,
curriculos e anunciantes.
Página Principal
Artigos
Boletim
Doutor Celulose
Enquetes
Entrevista
Eventos
Galeria de fotos
Notícias
Patrocinadores
Parceiros
Sustentabilidade
Banco de currículos
Classificado de Ofertas
Clipping
Cotações
Fábricas de C&P
Glossários
Curiosidades
Guia de fornecedores
RSS
 
publicado em 12/03/2012

19/04/2011 - Grandes obras exigem cuidados redobrados principalmente no que se refere aos impactos que irão causar ao meio ambiente. A Legislação Ambiental traz uma série de exigências a empresa que pretende construir e acaba por gerar diversas dúvidas às construtoras. Desrespeitar essas normas pode trazer uma série de problemas a construtora.

As atividades da construção civil, por serem atividades que transformam o meio ambiente, estão submetidas ao licenciamento ambiental na área de influência do projeto. Este procedimento visa: análise dos impactos, definições das medidas corretivas e a elaboração de um acompanhamento e monitoramento dos impactos.

O impacto ambiental de construções civis ganhou mais notoriedade à medida que o assunto sustentabilidade ganhou importância na sociedade. Hoje, ações que visam combinar o crescimento econômico aliado à preservação do meio ambiente, utilizando melhor os recursos naturais existentes, são não só bem vistas, como necessárias. Aliar o progresso econômico com ações sociais e conservação ambiental tem sido meta de muitas empresas de engenharia no ramo da construção civil.

O licenciamento ambiental, além de conceder a autorização para a localização de uma construção civil, também concede a instalação, a ampliação e a operação de construções pesadas e atividades de potencialidade poluidora ou de degradação do meio ambiente, ajudando o empreendedor a identificar os efeitos ambientais do seu negócio e também de que forma esses efeitos podem ser gerenciados.

Ele é primordial na realização de empreendimentos. É com ele que tanto as empresas envolvidas na realização da obra, como o cliente final adquirem a garantia de que aquele empreendimento está sendo realizado dentro do que rege a legislação, evitando assim maiores transtornos após o início das obras.

Mas, o processo de licenciamento ambiental é extramente complicado, possui várias etapas e exige diversos tipos de documentação, tornado-se difícil para as empresas realizarem este procedimento sem o auxílio de pessoas especializadas neste quesito. O não cumprimento das normas ambientais vigentes pode se configurar em Crime Ambiental e gerar transtornos de ordem judicial, além do atraso do empreendimento.

Ações que visam agilizar este processo são fundamentais. Hoje, ainda temos no Brasil uma série de confusões com relação aos órgãos competentes para a aprovação de um empreendimento. A demora que os órgãos licenciadores enfretam na análise dos requerimentos constitui-se num entrave para a obtenção da licença. Outro ponto de crítico é a confusa regulamentação dos trabalhos de licenciamento.

O convênio entre município e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde o município assume o licenciamento e a fiscalização de empreendimentos que ofereçam baixo impacto ambiental, restrito aos seus territórios, é uma alternativa que agiliza o processo e permite o aumento no número de profissionais atuando no controle e fiscalização ambientais no município, o que permite à Cetesb concentrar esforços em grandes fontes de poluição e impacto ambiental, diminuindo assim o número de construções irregulares e que afetam o meio ambiente. Piracicaba é uma das cidades que assinaram este convênio.

Além disso, a consultoria de empresas especializadas em licenciamento ambiental, no cenário atual, torna-se necessária para o empreendedor que não quer correr o risco de ter sua obra embargada.
 

 
Enviado em 20/04/2011 às 12h18
Autor: carlos alberto
 
 
Autor:
Comentário:
Publicidade
A perigosa moda da sustentabilidade
 
Estado Hiena
 
Raimunda florestal
 
Perspectivas e expectativas para 2014
 
O que muda no setor de C&P com a Copa do Mundo de 2014?
A importância do Licenciamento Ambiental na Construção Civil
 
O Artigo 225 da Constituição Federal e a Reforma do Código Florestal
 
Prorrogada obrigatoriedade da Reserva Legal Florestal?
 
O Funrural e o mercado de Celulose e Papel
 
Lourival Karsten : O Eucalipto
 
 

boletim de informações

Cadastre seu email abaixo e receba nosso boletim de informações.

clipping celulose

Portal Celulose Online © 2013. Todos os direitos reservados