CompararComparando...

5 Motivos para o Centro de Tecnologia da Klabin se tornar um dos maiores do mundo

Lendo Agora
5 Motivos para o Centro de Tecnologia da Klabin se tornar um dos maiores do mundo

O empreendimento tem como principal objetivo se tornar, em curto prazo, um dos mais modernos centros de pesquisas do setor de papel e celulose do mundo. O projeto faz parte de uma iniciativa que integra frentes de pesquisa e desenvolvimento da área de negócios, uma estratégia global, de alta complexidade.

O local terá laboratórios focados em produtos da base florestal, antecipando tendências e criando novas tecnologias de aplicações sustentáveis.

A construção vai ter um plano de investimento de 70 milhões de reais que devem ser usados até o final do ano. Assim, a compra dos equipamentos, a atualização dos laboratórios de pesquisa e a formação de técnicos e pesquisadores devem acontecer até os próximos meses.

O centro terá 5 rotas de pesquisa:

  1. Qualidade da Madeira,
  2. Desenvolvimento de Novos Produtos e Aplicações em Celulose,
  3. Desenvolvimento de Novos Produtos e Aplicações em Papéis para Embalagem,
  4. Novas Rotas de Tecnologia com base Florestal,
  5. Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“Estamos elevando as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Klabin a um patamar ainda mais alto. O novo Centro de Tecnologia reúne profissionais e laboratórios de ponta, garantindo que a empresa ganhe em velocidade de desenvolvimento e trabalhe no estado da arte da sua área de atuação”, ressalta o diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini.

Confira cada detalhe dessas rotas!

1 – Qualidade da Madeira

O foco estará voltado no produto que se inicia na floresta, passando pelo processo produtivo e na qualidade do produto final. Os processos estarão focados em pesquisa, produtividade e análises de qualidade.

2 – Novos Produtos de Celulose

A produção de celulose será encarada como um processo integrado entre a floresta e fábrica, com níveis altos de eficiência e eficácia no processo de fabricação.

3 – Novos Produtos em Papéis para Embalagem

O objetivo é pensar em produtos com gramaturas menores, na ideia de fazer mais com menos e que tenha características diferenciadas.

4 – Tecnologia de Base Florestal

São recursos que tem que estar voltados para a área florestal em patamares elevados com a linha de pesquisa e os componentes da madeira, tais como lignina e resina.

5 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

O foco é aumentar os processos de forma eficiente e beneficiando o meio ambiente, pensando nos resíduos gerados e os insumos.

A gestão está sendo orientada pela sustentabilidade, que une a rentabilidade, o desenvolvimento social e o compromisso ambiental. Tanto é que a Klabin participa do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Além de estar presente no Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo.

Sobre o Projeto Puma

É o maior investimento da história da Klabin e representa um marco no novo ciclo de crescimento da companhia. Essa nova proposta já fez com que a produtora se tornar a única do país a produzir, a partir de uma mesma planta industrial, celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff.

Fibria noticias rodape
Qual é a sua impressão?
Amei
73%
Curti
23%
Não Gostei
4%
Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
1Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário