5 frases mostram que produção de papel e celulose não prejudica o meio ambiente

Lendo Agora
5 frases mostram que produção de papel e celulose não prejudica o meio ambiente

Um dos maiores mitos que existe na sociedade sobre o Setor de Celulose e Papel é aquele que diz que “Produzir Papel sempre Destrói as Florestas”. Nem a produção do papel nem a da celulose é prejudicial ao meio ambiente, se feitos com a gestão sustentável da floresta.

Para desmistificar essa afirmação, encontramos frases de efeitos citadas pela campanha Two Sides, que é da Abigraf (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas), que afirma também que o Brasil atualmente tem 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas.

Antes de citar as frases, entenda que as fibras de celulose que são extraídas da madeira das florestas plantadas são usadas em folhas de impressão, livros, revistas, embalagens, papéis para fins sanitários e todos os outros tipos de papel.

Quando a população consome esses produtos, ela está garantindo uma boa qualidade de vida e o bem-estar social de toda comunidade, devido ao fato de o produto vir da natureza de forma totalmente sustentável. Sejam eles os de fibras virgens ou reciclados.

1 – Relatório Nosso Futuro Comum

“No mundo atual é preciso adequar a produção e o consumo a padrões que garantem às gerações futuras os recursos naturais, fontes de energia, clima e outras necessidades essências à vida. Essa é a base divulgada no relatório Nosso Futuro Comum, da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento”.

A frase acima, assim como as que serão citadas, foi divulgada pela Ibá – Indústria Brasileira de Árvores, no ano passado.

2 – Matérias-primas de Florestas Renováveis

“Ao usar 100% de matéria-prima de florestas renováveis, o setor de celulose e papel tem evoluído nos últimos anos a um lugar de destaque na produção sustentável – e tem potencial para novas conquistas”.

3 – Árvores Reflorestadas

“As Árvores Plantadas são talhões de árvores reflorestados por meio do plantio de mudas. No Brasil, elas são de espécies exóticas ou nativas e cultivadas dentro dos planos de manejo sustentável, que tem o objetivo de reduzir os impactos ambientais”.

4 – Árvores Plantadas

“As Florestas Plantadas ajudam a reduzir o desmatamento, recuperam áreas degradadas e conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção”.

5 – Matas Nativas

“Preservando as matas nativas, as florestas plantadas para fins industriais poderão suprir a necessidade de matéria-prima para a produção de madeira, lenha, carvão, papéis e outros produtos de amplo consumo. Isso representa uma grande oportunidade para o Brasil nos próximos anos, pela excelência alcançada no plantio florestal”.

Também é importante levar em conta que atualmente, 90% do desmatamento é causado por práticas agrícolas insustentáveis e que 55% de toda extração a madeira é feito para o uso de energia enquanto que 25% é para a construção.

O papel, por sua vez, usa apenas 11% de toda madeira do mundo.

Sobre a Two Sides

A Two Side busca trazer um melhor entendimento das questões ambientais da indústria da comunicação impressa e do papel, através dos seus usos. Ela defende a escolha e o uso de vários produtos fabricados com papel, seja para fins comerciais ou de apoio ao aprendizado e ao exercício da criatividade.

Por CeluloseOnline

 

Sobre o Autor
Celulose Online
Celulose Online
Comentários
Deixe um Comentário

Deixe um Comentário